Luiz Marcio Spinosa | PUBTechSF @UCSF

Marcio Spinosa é pesquisador visitante na Haas School of Business da University of California Berkeley e professor titular e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Com atuação nas áreas de ecossistemas de inovação, desenvolvimento baseado em conhecimento e representação do conhecimento, Marcio é um dos palestrantes convidados do PUBTechSF @UCSF!

A próxima edição do PUBTechSF acontecerá no dia 3 de dezembro de 2015, no campus da UCSF em Mission Bay.

Para participar inscreva-se aqui.

 

Ecossistemas de Inovação – Lições para o Brasil

Os Ecossistemas de Inovação têm sido apontados como uma das mais importantes opções estratégicas de desenvolvimento sócioeconômico para cidades, regiões e países. Eles podem ser considerados como ativos de competitividade na economia do conhecimento e da inovação. Alguns exemplos são o Vale do Silício e a região de Austin nos EUA, One-North em Cingapura, região de Munique na Alemanha, 22@Barcelona e o Quartier de l’Innovation em Montreal.

Assim como vários outros países, o Brasil busca acompanhar o movimento de inserção na economia do conhecimento. Políticas públicas e criação de Instrumentos têm emergido ao longo dos anos de forma a conduzir os esforços nacionais para a promoção da inovação. O principal desafio está em identificar elementos constitutivos necessários a criação, ao desenvolvimento e a consolidação dos ecossistemas urbanos e/ou regionais, abertos, que atraiam talentos, catalisem start-ups (empresas nascentes) e promovam atividades empresariais e colaborativas, considerando as características atuais e futuras dos contextos cultural e institucional brasileiros.

A apresentação buscará contextualizar o cenário acima e principalmente relatar recomendações feitas ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

Luiz Marcio Spinosa

 

Pesquisador visitante na Haas School of Business da University of California Berkeley, professor titular e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.  Atua desde 2000 nas áreas de “ecossistemas de inovação”, “desenvolvimento baseado em conhecimento” e “representação do conhecimento”.

Com mais de uma centena de artigos e trabalhos técnicos publicados, suas pesquisas têm sido reconhecidas através de prêmios como Academic honor in B.S. Computer Science, Special Training Program of Graduate Fellowship, Master in Science Fellowship, Doctorate Fellowship, ESPRIT Program Fellowship and Industrial Training National Service Visiting Researcher.

Empreendedor da área tecnológica, é fundador da KnowIn (Associação de Agentes da Inovação e do Conhecimento). Trabalhou em várias organizações privadas e públicas, nas quais ocupou cargos como Diretor de Agência de Inovação, Diretor de Parque Tecnológico, Diretor de Integração e Planejamento, Diretor de Instituto de Ciência e de Tecnologia, Presidente da Rede Brasil-Japão em TIC. Doutor e Mestre pela Université d’Aix-Marseille III (FR), ambos na árae de inteligência artificial e representação do conhecimento. Mestre em Engenharia Mecânica e Bacharel em Ciência da Computação pelaq UFSC. Especializado em Gestão da Inovação pela University of Texas (US) e Simon Fraiser University (CAN).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *