Samantha Barthelemy | PUBTechSF @Berkeley 2016

A Samantha Barthelemy fará a apresentação do trabalho de impacto social “Educação e prevenção da violência no Rio”, em que vai compartilhar sua experiência recente junto à Secretaria de Estado de Segurança e a construção da Plataforma Juventude Segura (2016).

O PUBTechSF@Berkeley 2016 será no dia 22 de setembro, no Berkeley Institute for Data Science (BIDS).

Para reservar seu lugar, inscreva-se aqui!


Resumo:

A iniciativa tem como objetivo “contribuir para a construção e consolidação de politicas públicas de segurança que garantam os direitos de crianças, adolescentes e jovens, promovendo a mobilização e articulação de diferentes segmentos governamentais e da sociedade”.

Estamos realizando uma série de diálogos com jovens de diferentes favelas do Rio de Janeiro, para tratar diretamente dos seguintes temas: 1. Juventude e Políticas Intersetoriais: Esporte, Cultura e Educação; 2. Juventude e Letalidade/Morte Violenta; 3. Juventude e Política de Drogas; 4. Segurança e Sistema de Justiça; 5. Juventude e Armas e; 6. Juventude e Abordagem Policial.

A expectativa é que a Plataforma possa ser o primeiro passo para a construção de uma política púbica de segurança mais eficaz, alinhada às estratégias de prevenção em seus diferentes níveis, tendo como público alvo crianças, adolescentes e jovens.

samantha-barthelemy-bio-photo-2

Após sete anos estudando e trabalhando entre os Estados Unidos e a Europa, Samantha retornou ao Brasil para integrar a gestão do Programa Escolas do Amanhã, iniciativa intersetorial da Prefeitura do Rio de Janeiro para 100.000 alunos das áreas mais vulneráveis da cidade. Entre 2011 e 2014, Samantha liderou ações nas áreas de mediação, resolução e prevenção de conflito, aprendizagem socioemocional e integração escola-comunidade. Também co-desenvolveu o projeto de cooperação internacional “Aluno Presente”, para a busca ativa de mais de 20.000 crianças e adolescentes fora da escola. 

De 2014 a 2015, Samantha dirigiu as áreas de Relações Institucionais e Segurança Cidadã do Instituto Municipal Pereira Passos (IPP-Rio). Neste período, desenvolveu parcerias com os setores público e privado e organismos internacionais com foco no desenvolvimento socioeconômico dos territórios pacificados do Rio de Janeiro. Em seguida, Samantha desenvolveu diversos trabalhos junto à Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, com foco em políticas para a juventude, a prevenção da violência e a promoção da segurança cidadã. Samantha é mestre em Segurança Internacional, Desenvolvimento e Advocacy pela Columbia University (SIPA) e pelo Institut des Sciences Politiques de Paris (Sciences Po, Paris). 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *