José Armando Valente | PUBTechSF@UCSF 2018

José Armando Valente é professor da UNICAMP e Visiting Scholar em Stanford, e apresentará sua palestra sobre o “Pensamento Computacional e o Vale do Silício” no PUBTechSF@UCSF 2018, que acontecerá no dia 22 de fevereiro em SF.

Para participar, reserve seu lugar: https://pubtechsf-ucsf-2018.eventbrite.com

 

O Pensamento Computacional e o Vale do Silício
José Armando Valente

O pensamento computacional é para todos? O que ele acrescenta?
A ciência da computação deve substituir a tradicional disciplina de matemática?
O uso das tecnologias digitais realmente muda nossa maneira de pensar?

A expressão “pensamento computacional” tem sido amplamente utilizada nos últimos anos, particularmente após a publicação do viewpoint de autoria de Jeannette M. Wing na Revista Communications da ACM, no qual a pesquisadora o define como uma “(…) atitude e habilidade universalmente aplicáveis que todos, não apenas os cientistas da computação, estariam ansiosos por aprender e usar”.

O objetivo do encontro é refletir sobre as implicações que essa visão tem provocado na educação, como mudanças no currículo e nas políticas de uso das tecnologias digitais na educação; sobre o papel que as empresas, as universidades e os pesquisadores do Vale do Silício têm desempenhado na disseminação e implementação das ideias do pensamento computacional; e sobre como as ideias do pensamento computacional estão sendo interpretadas pelos participantes do PUBTechSF que trabalham e atuam no mundo das tecnologias digitais.

José Armando Valente é Doutor pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes, e pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED, UNICAMP). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Atualmente é professor visitante do Centro Lemann de Empreendedorismo Educacional e Inovação, Stanford University. Interesse: uso de tecnologias digitais na educação, metodologias ativas e desenvolvimento do pensamento computacional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *