Monica M. Kangussu-Marcolino | PUBTechSF@Stanford 2018

A Monica Kangussu-Marcolino é pesquisadora na Stanford School of Medicine e vai apresentar a palestra “Desenvolvimento de fármacos na Academia, um desafio em Stanford e uma inspiração para o Brasil” no PUBTechSF@Stanford 2018, que acontecerá no dia 27 de junho a partir de 6 pm na Stanford.

Reserve já o seu lugar: https://pubtechsf-stanford-2018.eventbrite.com

Desenvolvimento de fármacos na Academia, um desafio em Stanford e uma inspiração para o Brasil

Formada em Farmácia pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), fez mestrado e doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular na UFPR (Universidade Federal do Paraná), estudando primeiro atividade leishmanicida de polisacarídeos e depois genômica funcional em Trypanosomatídeos. Fez pós-doutorado em Harvard School of Public Health, investigando a manutenção e crescimento do parasita T. cruziem cardiomiócitos derivados de células pluripotentes (iPSC).

Atualmente na Stanford School of Medicine, trabalha com descoberta e desenvolvimento de drogas contra doenças parasitárias e biologia molecular de parasitas. No projeto atual, usa triagem em larga escala de compostos conhecidos ou já aprovados pelo FDA contra Entamoeba histolytica e outras amebas de vida livre a fim de encontrar candidatos para o desenvolvimento de fármacos.

Também tem interesse em inspirar pessoas no Brasil a darem direcionamentos mais eficientes a projetos com potencial translacional. Com apoio do grupo SPARK Stanford, desenvolveu e ministrou o Curso de Desenvolvimento de Fármacos, uma introdução a iniciativa SPARK de ciência translacional na UEM, UFPR e na indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *