Dicas sobre o Pitch em Impacto Social | PUBTechSF

O que é um Pitch?

Pitch é uma apresentação curta sobre uma ideia que visa a atrair algum tipo de apoio. Você não precisa abordar todos os aspectos do seu projeto. O mais importante é que o público entenda o que é o projeto, e como eles podem ajudar. Ao final do evento, durante a sessão de networking, você poderá fornecer detalhes, conhecer as pessoas que estão mais interessadas no projeto e responder demais dúvidas.

Que tipo de ajuda você pode obter no PUBTechSF?

  • Mentorias: Acompanhamento de um empreendedor, pesquisador ou profissional experiente para desenvolvimento pessoal e/ou desenvolvimento do seu projeto.
  • Apoio de Especialistas: Consultoria em áreas específicas para necessidades pontuais.
  • Recursos: Espaço, tempo e materiais que você possa precisar.

Critérios de elegibilidade para participar do Pitch:

  • Ter como objetivo impacto social
  • Estar relacionado à comunidade brasileira
  • Ter uma necessidade clara e específica
  • Contar com um projeto estruturado

Como preparar seu pitch?

Você pode criar sua apresentação em diversas ferramentas: PowerPoint, Keynote, Google Slides. O mais importante é que o material seja direto e claro. Evite textos longos, o ideal é limitar a uma ideia por slide. Treine sua apresentação com outras pessoas para identificar possíveis ajustes que possam tornar seu pitch ainda melhor. Tenha em mente o tempo estipulado e mantenha o foco nas ideias principais.

Você não está sozinho. A equipe do PUBTechSF acompanhará o desenvolvimento do seu pitch e fornecerá dicas para que você possa aproveitar o aprendizado proporcionado pelas edições anteriores.

Estrutura de um Pitch:

Slide 1: Título
Slide 2: Problema Todo projeto deve ter foco em uma necessidade específica. Nesse momento, explique por que o seu projeto precisa existir e que grupos da sociedade serão beneficiados. Aproveite para mostrar o quanto você conhece sobre o assunto e como está preparado para conduzir esse projeto.
Slide 3: Solução Fale sobre como você pode solucionar o problema. Esse é o momento de fazer com que as pessoas fiquem inspiradas pelo seu projeto. Conte brevemente o que já foi feito até o momento. Explique qual é o impacto planejado.
Slide 4: Desafios Apresente quais são os obstáculos que atualmente impedem que seu projeto exista ou cresça.
Slide 5: Apoio Essa é a parte mais importante do seu pitch. As pessoas só poderão ajudar se souberem exatamente do que você precisa. Descreva de que forma vocês gostaria de ser ajudado.
Slide 6: Questões Esteja preparado para responder algumas perguntas sobre seu pitch. Esse é um momento valioso para identificar quais pontos são mais relevantes para a sua audiência e endereçar esses pontos.